Incentivos Fiscais
Os incentivos ou benefícios fiscais foram criados para isentar empresas e pessoas físicas de alguns impostos que devem ser pagos para o governo, desde que estes recursos sejam destinados a projetos sociais, culturais, educacionais, de saúde e esportivos, em benefício de várias pessoas.
Quais as vantagens de apoiar um projeto social?
Existem vários benefícios para quem destina recursos para projetos sociais com incentivos fiscais. Alguns deles são:
Agregar valor à marca
A responsabilidade social está nas pautas e as pesquisas relacionadas ao tema são mais frequentes, pois as novas gerações estão mais preocupadas com a coletividade e, portanto, compram, consomem e priorizam empresas que pensam na sustentabilidade e no desenvolvimento responsável. Por isso, investir em projetos sociais é um diferencial importante que agrega valor à marca e contribui com os pilares das práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), que são cada vez mais necessários e valorizados nas corporações.
Dedução no imposto de renda
Quando uma empresa investe em projetos sociais, ela pode ter uma porcentagem descontada do imposto de renda, que seria pago para o governo. Porém, isso só é possível para empresas que utilizam certos regimes tributários.
Autonomia para escolher onde destinar o seu dinheiro
Investir em projetos sociais com incentivo fiscal é uma forma das empresas saberem exatamente qual o destino do seu dinheiro, ou seja, você pode escolher o projeto e acompanhar de perto como está sendo utilizado o recurso. Além disso, esse instrumento possibilita ampliar os beneficios, promovendo internamente, junto aos colaboradores, um movimento de conscientização e incentivo às práticas responsáveis para mitigar problemas sociais.
Sabendo dessas vantagens, empresas podem pesquisar para qual projeto será destinado o seu próximo benefício fiscal.